13 de fevereiro de 2011

TOCOU TERRA CUBANA CABO SUBMARINO DE TELECOMUNICAÇÕES

imagemCrédito: 1.bp.blogspot.com


09 de febrero de 2011, 13:30

Santiago de Cuba, 9 fev (Prensa Latina) O cabo submarino de fibra óptica que enlaça a Cuba com Venezuela tocou terra hoje na praia de Siboney, nesta província oriental, como parte da primeira etapa do sistema ALBA 1.

O vice-presidente cubano Ramiro Valdés encabeçou o ato de recepção junto a Hamadou Touré, secretário geral da União Internacional de Telecomunicações; Manuel Fernández, vice-ministro de Telecomunicações de Venezuela, e outras personalidades.

Wilfredo Morales, presidente da Empresa de Telecomunicações Gran Caribe, a cargo das obras, expressou que se cumpriu o cronograma e em julho próximo deve entrar em operações o sistema, que chegará até Oito Rios, na vizinha Jamaica.

Fez uma contagem deste empenho, iniciado em 2007 pelo presidente Hugo Chávez com a criação dessa entidade mista e com um ponto culminante com a viagem de 19 dias do barco francês Ille de Batz, que trouxe a conexão a costa cubana.

Por sua parte, Manuel Fernández realçou o simbolismo da conexão física entre as duas nações, que derruba séculos de incomunicação e avança no caminho de ambos os governos por fazer felizes a cubanos e venezuelanos.

O Ministro cubano da Informática e as Comunicações, Medardo Díaz, realçou que o cabo submarino abre uma brecha no bloqueio estadunidense contra Cuba e reforçar a soberania nacional nas telecomunicações.

Destacou que o sistema tem bases auto-sustentaveis e sem ânimos de lucro, como uma ferramenta que fortalecerá o desenvolvimento dessa esfera no país e na região.

Os embaixadores da China, Jamaica e França compartilharam com diretores e trabalhadores das empresas envolvidas no tendido do cabo e as pessoas do Conselho Popular Siboney, ponto de acesso desse talento tecnológico.

aab / arc / jrr / mc

http://www.youtube.com/watch?v=erIHV6QDsOg

Postagens relacionadas

TOCOU TERRA CUBANA CABO SUBMARINO DE TELECOMUNICAÇÕES
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.