23 de abril de 2009

Nota: Comitê Central Popular - 1º DE MAIO


O que aconteceu nesse dia?
Há 120 anos, em 1º de maio de1886, seis operários foram assassinados em Chicago nos EUA, porque lideravam uma greve geral por redução de jornada para 8 hs diárias de trabalho. De lá pra cá, muitas outras greves foram feitas e muitas lutas foram necessárias para que a classe trabalhadora no mundo pudesse ter os direitos que tem hoje.


O trabalho no mundo capitalista:
A história da classe operária nos mostra que todas as conquistas que temos foram arrancadas a força dos patrões que têm como único objetivo enriquecer com os lucros obtidos do trabalho dos seus empregados. Essa é a lógica do mundo do trabalho no sistema capitalista.Os operários que não são os donos das máquinas vendem sua capacidade de trabalho para os patrões que tentam ter o maior lucro possível explorando ao máximo essa força de trabalho. Por isso a luta é constante: os trabalhadores, por melhores salários e condições de trabalho e os patrões por rebaixamento salarial e retirada de direitos. Enquanto o capitalismo existir existirá essa luta que só terminará quando a classe trabalhadora construir uma sociedade sem patrões, a sociedade socialista, na qual a produção dos trabalhadores será dividida entre os próprios trabalhadores.


A crise econômica mundial e a classe trabalhadora:
O capitalismo está sofrendo uma nova crise, desta vez no mundo todo. Começou nos EUA que é o centro financeiro e está espalhando-se para todos os países. Como sempre acontece, quem paga o preço dessas crises do capitalismo é a classe trabalhadora. A elite que tem nas mãos o controle da produção, das finanças e dos governos, encontra no aumento da exploração dos operários a saída para não perderem suas riquezas. Por isso em períodos de crise o ataque sobre os trabalhadores é maior e mais forte: desemprego, retirada de direitos, maior carga de trabalho, uso do dinheiro público através de doações dos governos como fazem Obama nos EUA, Lula aqui no Brasil, Serra e Aécio em SP e Minas etc.


O que devem fazer os trabalhadores?
Em tempos de crise os trabalhadores precisam aumentar sua disposição de lutar. Os direitos que perdermos hoje podem levar décadas para serem reconquistados. A união da classe trabalhadora em todo o mundo é muito importante. Na França já houve greve geral e em outros países muitas lutas estão acontecendo, inclusive com ocupação de fábricas para obrigarem os patrões a reverem demissões.Toda a classe trabalhadora está exigindo que os governos parem de dar dinheiro aos banqueiros e especuladores e estatizem fábricas e bancos. Aqui no Brasil temos 2 grandes exemplos: se a Embraer e Vale do Rio Doce não tivesses sido privatizadas, hoje elas não estariam demitindo milhares de pessoas.Por isso nossas bandeiras devem ser a unidade da classe trabalhadora, a estatização das empresas com dificuldades, a reestatização da Embraer e da Vale e outras empresas que foram privatizadas e nenhum direito a menos.


PELA UNIDADE DA CLASSE TRABALHADORA!
RUMO A GREVE GERAL!
NENHUM DIREITO A MENOS!


COMITÊ CENTRAL POPULAR

Postagens relacionadas

Nota: Comitê Central Popular - 1º DE MAIO
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.