10 de março de 2015

Camponesas de todo Brasil se mobilizam em defesa da Soberania Alimentar


Camponesas de todo Brasil se mobilizam em defesa da Soberania Alimentar na jornada internacional de luta das Mulheres da Via Campesina



Camponesas e camponeses em todas as regiões do país vão as ruas em luta pelos direitos das mulheres camponesas, as ações que envolvem mobilizações, ocupações, marchas e debates fazem parte da jornada internacional das mulheres em luta pela Soberania Alimentar, contra a Violência e o agronegócio, que acontecerá durante toda a semana, no dia de hoje (9) atos no Espirito Santo, Bahia, Goias, e Piauí, além de outros estados dão o tom de denuncia dos impactos do agronegócio e reafirmam a luta pela valorização da mulher na sociedade.
Camponesas bloqueiam rodovia em Colatina- ES
A cidade de Colatina noroeste do estado, amanheceu mais vermelha nessa segunda(9), cerca de mil camponesas e camponeses da Via Campesina, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, organizações urbanas, quilombolas e pescadores bloquearam a rodovia ES 259 em direção a capital, para Roseli Sousa da coordenação nacional do MPA esse dia de luta representa um grito de unidade contra a violência que as mulheres camponesas e urbanas sofrem “ não podemos admitir que setenta por cento das mulheres sofram algum tipo de violência no decorrer de suas vidas, no só estado carrega o triste dado de o mais violento para as mulheres, estamos denunciando o modelo capitalista e suas ações devastadoras no campo através do agronegócio, com venenos e transgênicos, defendemos um modelo que preserve o meio ambiente, produza alimentos saudáveis e respeite a sociedade” afirmou a militante.
Depois de desfazerem o bloqueio por volta das dez horas da manhã manifestantes seguiram em caminhada para o centro da cidade.

Via Campesina ocupa sede da Bunge em Luziânia- GO
Cerca de 800 mulheres camponesas, organizadas pela Via Campesina, ocupam a multinacional Bunge, em Luziânia (BR 040- entorno de Brasília). Segundo as mulheres, a Bunge é uma transnacional que atua ferozmente na mercantilização da terra.
Camponesas em Luta na Paraíba
Na Paraíba, mais de 450 mulheres camponesas ocupam o Engenho da Usina Giasa, no município de Pedra de Fogo. O Engenho, atualmente com registro sobre o nome BioSev, pertence a um Grupo Francês cujo um dos donos é o ex-jogador de futebol francês, Zinédine Zidane, para as camponesas o modelo de produção implementado pelos engenhos é altamente nocivo ao meio ambiente, o uso constante de agrotóxicos além de contaminar alimentos, pessoas e água, destroi a fertilidade dos solos os deixando inadequado para o cultivo em poucos anos.
Escola do Asfalto é montada em Picos- PI
O balão da BR 316 na cidade de Picos, se converteu em uma grande escola no dia de hoje, a chamada “escola do asfalto” é organizada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores e levante Popular da Juventude, Sônia Costa da coordenação nacional do MPA explica o sentido da escola “ trazemos as crianças e o momento de estudo da sala de aula para o asfalto para denunciar o sucateamento das escolas no campo nos últimos anos foram fechadas mais de 37 mil escolas na zona rural, estamos aqui para revindicar o direito de nossas crianças estudarem em suas comunidades com uma pedagogia própria e apropriada a nossa realidade camponesa” afirmou Sônia.
Camponesas ocupam INSS em Vitória da Conquista-BA
Desde da ultima sexta (6) camponesas organizadas pelo MPA se reuniram na I escola estadual feminista da Bahia, e nessa manhã (9)saíram em marcha até a sede do INSS na cidade, cerca de cento e cinquenta camponesas participam do ato, Saiane Santos da coordenação estadual do MPA afirma que a previdência social é uma das pautas centrais da jornada “ Lutamos por uma previdência social pública, universal e solidária. Por isso reivindicamos o arquivamento da Medida Provisória 664 e 665. A norma aumenta o período que um trabalhador ou trabalhadora deve ficar em um único trabalho para pedir o seguro, na prática restringindo o acesso a esse direito. O processo
de precarização das relações de trabalho, flexibilização e terceirização também coloca em
risco nosso direito à previdência, ameaçando também as mulheres idosas.” afirmou a militante.
As camponesas e camponeses seguiram mobilizados em todo Brasil durante essa semana, todas as ações se somam ao conjunto de atividades da Via Campesina Internacional em todos os continentes.

Postagens relacionadas

Camponesas de todo Brasil se mobilizam em defesa da Soberania Alimentar
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.