1 de abril de 2010

BR-440 - UM CRIME EM ANDAMENTO



ESCLARECIMENTOS A POPULAÇÃO DA CIDADE ALTA / JUIZ DE FORA

A CONSTRUÇÃO DESTA RODOVIA DE TRÁFEGO PESADO E INTENSO VAI ALTERAR AS CONDIÇÕES DE VIDA NA CIDADE ALTA.

AS CIDADES DO PORTE DE JUIZ DE FORA CONSTRÓEM ANÉIS VIÁRIOS PARA RETIRAR O TRÁFEGO PESADO DA ÁREA URBANA.

AS NORMAS AMBIENTAIS E DE ENGENHARIA NÃO INDICAM MAIS O FECHAMENTO COM CONCRETO DOS CÓRREGOS, MAS, SIM, A COLETADO ESGOTO, DEIXANDO O CURSO D'ÁGUA LIVRE E DESPOLUÍDO.

A BR-440 DIVIDIRÁ A CIDADE ALTA AO MEIO, SEPARANDO FAMÍLIAS, ESCOLAS, UNIDADES DE SAÚDE E OS SERVIÇOS COMERCIAIS.

AMEAÇA AO MANANCIAL DA REPRESA DE SÃO PEDRO QUE HOJE É RESPONSÁVEL POR 8% DO ABASTECIMENTO DA CIDADE.

A PREFEITURA DE JUIZ DE FORA ALEGA QUE NÃO TEM RECURSOS. PORÉM É A RESPONSÁVEL PARA ARCAR COM AS INDENIZACÕES DAS ÁREAS DESAPROPRIADAS NOS BAIRROS DA CIDADE ALTA,
BORBOLETA, VALE DO IPÊ, DEMOCRATA E MARIANO PROCÓPIO (DEZENAS DE FAMÍLIAS).

A PREFEITURA, EM TOTAL DESCASO COM A COMUNIDADE, NÃO PROMOVEU AS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS AMPLAS, PARA A EXPLICAÇÃO EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS.

NÃO FOI FEITO O ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL, QUE É OBRIGATÓRIO PELA LEGISLAÇÃO FEDERAL, E NÃO HÁ PREVISÃO DE COMPENSAÇÃO DAS ÁREAS DE MATA ATLÂNTICA QUE SERÃO SUPRIMIDAS.

CONCLAMAMOS A COMUNIDADE A PARTICIPAR DA REUNIÃO NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRÀ ÁS 19 HORAS NA APES, NA UFJF, EM FRENTE À BIBLIOTECA.

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Oleh

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7 comentários

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Anônimo
21 de abril de 2010 às 10:24

VIA SÃO PEDRO OU BR 440?
O QUE É MELHOR PARA O DESENVOLVIMENTO DE JUIZ DE FORA?

Ao ler a matéria sobre a BR 440, nos jornais de 6ª feira, dia 16/04, só podemos concordar com a afirmação: “Juiz de Fora enfrenta grandes desafios urbanos”. A obviedade é, entretanto, oportuna e nos leva a considerar o quanto é obsoleta a reedição de um projeto de 1978. Naquele momento, na parte alta da cidade, existia apenas a comunidade de São Pedro, com suas características sócio-culturais. Naquela época a estrada não passaria dentro do bairro e sim pelo seu entorno. Hoje, a chamada cidade alta, com mais de trinta bairros e vários condomínios, extrapola, e muito, o adensamento ambiental que àquela época possibilitava pensar-se no referido projeto.
Uma via nesse local tem que ser pensada como meio de ligação moderna entre os bairros dessa complexa cidade que ali se formou. Tem que ser pensada não só em função da melhoria do fluxo do tráfego de automóveis, mas da melhoria da mobilidade das pessoas que ali moram, trabalham e estudam. E, o que é muito importante: tem que ser projetada de forma a garantir o mínimo de impacto ambiental e compensações que suavizem as intervenções que ferirem o que hoje se colocam como essenciais ao futuro das cidades: os mananciais de água e a mata que as protegem. As imagens que temos visto, em consequência das últimas chuvas, falam por si e nos alertam para os perigos ambientais a que estamos sujeitos quando transgredimos seus códigos legais.
Essa estrada, agora transformada numa rodovia federal, com quatro pistas cortando a cidade alta ao meio, segmenta o atual espaço urbano, desconstruindo a sociabilidade tecida por pessoas e famílias que ali formaram a história daquela comunidade; coloca em risco os mananciais que abastecem, de graça, a represa de São Pedro e destruirá um trecho importante de remanescente da mata atlântica; aumenta a vulnerabilidade, dos bairros abaixo, a enchentes. Essa estrada tem que ser repensada sob pena desta administração municipal ser responsabilizada por um desastre social e ambiental sem precedentes na história recente de Juiz de Fora.
Ao contrário do que pensam as pessoas mal esclarecidas ou mal intencionadas, o que queremos é o progresso e o desenvolvimento sustentável, aquele preconizado pelos que enxergam o mundo e a sua cidade com olhos inteligentes porque miram o futuro a partir do conhecimento pleno de contemporaneidade.
Àqueles que dizem querer o progresso, o desenvolvimento, o novo, perguntamos: por que abraçar um projeto de estrada velho, travestido com o nome de “BR 440”? Melhor não seria buscar um projeto de anel viário realmente inovador, que viabilize o acesso à BR 040 sem ferir a legislação ambiental e que não cometa o crime de desapropriar parcela significativa da população que não terá para onde ir com o pequeno montante a ser pago pela Prefeitura? Um projeto com um custo muitas vezes menor do que esta BR de 227 milhões? Ah!, perdão, íamos nos esquecendo: este projeto novo já existe e a Prefeitura sabe disso. Então, a quem interessa, de fato, um projeto de custos tão altos em ano eleitoral?
COMITÊ DIGA NÃO À BR 440

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Anônimo
17 de junho de 2010 às 01:07

Até que enfim a cidade alta, receberá a avenida projetada há decadas, que transformariam a região num setor moderno da cidade. Infelizmente, demoraram tanto, que construções surgiram nas encostas dos morros, com acessos, melhor, ruelas, vielas, terriveis. Mas antes tarde do que nunca. TORÇO PARA QUE O RITMO AUMENTE CADA DIA.
Só nao deem nome a mesma, de Cesare Battisti ou, de qualquer outro político inexpressivo da cidade. Por favor!
Eurico Moura

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Anônimo
4 de agosto de 2010 às 10:38

Gostaria de saber de onde foram tirados estes dados, vejo uma serie de informações que em pesquisas basicas que fiz na internet não são verdadeiras. É possivel citar as fontes? Gostaria de ter acesso as mesmas para melhor formular minha opnião.

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Anônimo
18 de agosto de 2010 às 17:49

Sinto muito por estes que são com sertesa a minoria, expressando aqui uma mentalidade provicinana, intereces particulares, politicos e outros.
Pois sou a favor do progresso, no meu bairro, na minha cidade, no meu estado e no meu pais, sou brasileiro morando aqui no bairro Saõ Pedro, não tenho mentalidade provinciana e intereces a parte que não seja o do bem comum da maioria.
E tenho serteza que é, é só fazer uma pesquisa nestes mais de quinhentos mil abitantes e veremos.
Ei vcs ai que esta olhando só o seu quintal, hoje é tudo globalizado, e alem disto, chega de estaguinação e não crescimento de nossa cidade e região, estamos ( Brasil ) em rumo de ser um dos grandes de mundo, precisamos de fazer muito ainda, portanto, da nos licença, por favor não atrapalha. A cidade, o estado e o brasil agradece !!

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Anônimo
18 de agosto de 2010 às 20:00

Bom, ola a todos, a respeito desse cidadao que fez o comentário anterior ao meu so posso lhe peruntar duas coisas? Você terminou pelo menos o 4º ano primário? e se terminou quando vai perceber que o desenvolvimento que espera pode também nos levar a extinção? Acorda Brasil, primeiramente precisamos desenvolver nossas mentes e procurar soluçoes alternativas para evitar problemas com o trafego de JF por exemplo. Uma opiniao, rodizio de carros e caminhoes, com fiscalização séria que tome atitudes enérgicas. e se mora mesmo em São Pedro como eu moro, va até a obra e observe, aposto que não é tão burro ao ponto de defender essa atitude tomada por pessoas incapazes de pensar no futuro proximo, mas que pensam sim em dinheiro e bens. Obrigado a disposição.

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Anônimo
13 de setembro de 2010 às 00:38

à todos babacas que são a favor da BR440!!!

Está construção mal planejada e que apenas nos apresenta o interesse político de alguns, trará a cidade impactos ambientais e prejuízos incalculáveis que dificilmente serão revertidos, e já que temos o direito de TORCER, torço para que essa obra pare. Digo mais olho apenas o meu quintal que deixará de ser belo para satifazer os desejos de um bando de ladrões que além de roubar nosso dinheiro ainda quer acabar com um bem natural da cidade. Olho pro meu quintal e penso no pobre coitado que é a favor dessa SACANAGEM...
Deixo explicitos os meus sentimentos quanto ao assunto referido acima...

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Anônimo
22 de outubro de 2010 às 16:22

Um cidadão que começa seu comentario chamando quem não concorda com ele de babaca,realmente mostra o nivel desse tal comite diga não a BR440.Essa avenida e muitas outras,querendo ou não o tal comite,vão ser feitas sim,pelo simples fato da cidade de JF estar crescendo tanto em habitantes como em carros.Se vcs querem uma cidadezinha com um quintal que tem um rio nos fundos,existem um monte no interior de MG.Vão com DEUS

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