1 de abril de 2010

Notícias de Juiz de Fora - Rafael Pimenta*


No Joquei III (Parque das Torres) mudam-se os moradores ou as antenas?

Os moradores do Joquei III estão preocupados com nova mudança de endereço de alguns de seus vizinhos para outras regiões da cidade. É que a Cemig estaria obrigando alguns moradores a retirarem suas casas debaixo da rede de alta tensão que ali tem um grande número de torres e cabos de alta tensão.
Chamamos a atenção de todos para o fato de que a Cemig é empresa pública estadual de muitos recursos, custeada por cada um de nós, usuários da eletricidade. A Cemig tem meios de mudar sua rede de alta tensão do bairro para outro ponto da região, já que acima do bairro está uma grande mata protegida e intocada e as torres de alta tensão não interfeririam na mata, se para lá forem transferidas.
Os moradores não querem sair do bairro. Então, que saiam as antenas e que a Cemig e o prefeito Custódio encontrem outra solução para o trajeto das torres e das antenas.
É o fim da picada tirar o povo de suas casas, alterando a vida de trabalhadores e suas crianças, para “proteção” de fios, ferros e parafusos.
Fora com as antenas e torres de alta tensão do Joquei III!
Pela construção urgente da rede de captação de águas pluviais do bairro!

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A BR-440 em São Pedro é idéia infeliz

Existe antigo projeto de integração da região oeste (cidade alta) ao centro da cidade por via de tráfego mais moderna e segura, chamada de Via São Pedro ampliando a qualidade de vida e opções de acesso na região.
Existe outra importante demanda regional que é a retirada do tráfego pesado da região central da cidade – Av. Independência e Rio Branco – para quem vai de Bicas (BR 116) a Santos Dumont (Belo Horizonte) ou Matias Barbosa (Rio de Janeiro).
Mas, em troca de verbas do PAC surgidas de última hora, os técnicos da prefeitura transformaram o projeto da Via São Pedro no projeto da BR 440, para interligar a BR 040 à estrada de ligação ao aeroporto de Goianá.
A idéia original de retirar o tráfego pesado do centro da cidade, transforma-se agora numa rodovia federal com pista dupla nas duas direções (centro-oeste-centro) com canteiro central. O que querem saber os moradores dos bairros atingidos por tão equivocado projeto, é qual o grau de intervenção na vida dos bairros tal rodovia causará.
A preocupação é grande na cidade alta, mas também no Vale do Ipê e Mariano Procópio, por onde deve passar a rodovia, bem no centro da cidade.
Se o projeto original era de retirar o trafego pesado do centro da cidade, agora teremos uma rodovia federal (BR 440) passando bem ao lado do Museu Mariano Procópio.
São diversos os aspectos polêmicos do projeto, sejam estruturais, modificando a disposição de ruas, casas e terrenos nos bairros, a canalização do córrego de São Pedro muito acima do nível das casas ao lado, propiciando preocupação com grandes chuvas e alagamentos, a existência de dois desfiladeiros estreitos próximos ao Vale do Ipê. Também modificaria drasticamente o trânsito e a comunicação de pessoas e veículos entre os dois lados da rodovia, já que só por viadutos ou trevos isso será possível. Do ponto de vista ambiental, profundas modificações poderão ser notadas nos morros, pedreiras, vales e no córrego, alterando de modo completo o cenário da região. Seriam derrubadas tantas árvores que nos faria lembrar dos desastres ambientais que ora ocorrem por todo o mundo.
Mas, como descer uma rodovia de quatro pistas em ruas estreitas de casas centenárias no bairro Mariano Procópio?
Parece-nos que o projeto visa somente buscar recursos do PAC, já que foram oferecidos por deputados do PT, mas não se tem mesmo a intenção de levar tal projeto fantasioso à frente. Caso a idéia mirabolante tome corpo, já que estão em obras de canalização do córrego de São Pedro, a cidade terá que se mobilizar contra outro prefeito que não tem apreço pela tranquilidade e sossego dos moradores, pelo meio ambiente urbano e pelas finanças públicas.
O Condema, que já aprovou a venda da mata do Krambeck para ser transformado num condomínio de mansões, e foi derrotado pela força do povo que se mobilizou, AGORA também aprovou a execução do projeto da BR 440. Se o levarem à frente poderão ser derrotados de novo!

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Nota 1:
Você sabia que a secretária municipal de saúde é professora na faculdade de medicina Suprema?
E que a Suprema vai gerenciar a UPA de Santa Luzia?
Não seria o caso da secretária, por questão ética, se desvincular do governo?
Não seria o caso do prefeito pedir que a secretária de saúde se afaste do governo?

Nota 2:
A Queiroz Galvão gerenciava o aterro sanitário de Salvaterra. Agora vai gerenciar o aterro sanitário de Dias Tavares assim que entrar em funcionamento. O Condema tinha um superintendente que hoje é vereador. O novo superintendente é da equipe do prefeito anterior que foi preso, e os contratos que vigoravam antes foram todos revalidados. Até os caminhões que eram alugados do ex-candidato a senador, amigo íntimo do atual prefeito, continuam rodando em contratos revalidados.
Parece que muito pouca coisa mudou do governo do ex-prefeito que foi preso, para o do atual prefeito.

*Rafael Pimenta- Advogado e Secretário Político do PCB-JF

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