22 de julho de 2010

Campanha do PCB a Presidencia on Line na imprensa

http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/07/20/e200717882.asp

Ivan Pinheiro defende estatização do sistema financeiro

SÃO PAULO, 20 de julho de 2010 - O programa de governo do candidato à Presidência da República do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Ivan Pinheiro, é identificado como "anticapitalista e anti-imperialista". Entre as propostas estão a defesa da estatização do sistema financeiro e a criação de um Congresso unicameral, com a extinção do Senado. O programa também prevê a fundação de grandes fazendas estatais e cooperativas agropecuárias para solucionar o problema da distribuição de terra no Brasil. Advogado e atual secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Ivan Pinheiro já disputou o cargo de governador do Rio de Janeiro, estado onde nasceu. Antes de partir para a vida política, foi líder sindical. Na universidade, integrou o Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8) - organização de esquerda que participou da luta armada contra o regime militar - até meados da década de 70. Depois do MR-8, conheceu o PCB, em 1976, de onde nunca se desfiliou.
Na luta sindical, Ivan Pinheiro foi presidente do Sindicato dos Bancários, período em que comandou atos de resistência à ditadura militar no Rio de Janeiro. Na década de 80, passou a ganhar espaço dentro do PCB ao se tornar o integrante mais jovem do Comitê Central do partido.
Nos anos 90, o partido sofreu uma divisão racha e parte dos membros fundou o Partido Popular Socialista (PPS). Apesar da crise, Ivan Pinheiro permaneceu no PCB. Em 1996, voltou ao cenário eleitoral - dessa vez, como postulante à prefeitura do Rio de Janeiro. O lema era "Uma Revolução no Rio", mas não teve um bom desempenho nas urnas.
Em março de 2005, foi eleito secretário-geral do PCB - período em que a legenda rompeu com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são da Agência Brasil.
(Redação - Agência IN)
16:24 - 20/07/2010



http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/07/21/politica,i=203712/IVAN+PINHEIRO+DEFENDE+DIVISAO+DE+ROYALTIES+DO+PRE+SAL+COM+BASE+NO+IDH.shtml

Ivan Pinheiro defende divisão de royalties do pré-sal com base no IDH
Agência Brasil
Publicação: 21/07/2010 19:02
O candidato à Presidência da República pelo PCB, Ivan Pinheiro, defendeu na tarde desta quarta (21), em São Paulo, que a distribuição dos royalties do pré-sal seja feita com base inversa ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Sua proposta é de que os estados brasileiros que estejam ocupando os últimos lugares nesse ranking sejam mais favorecidos pelos royalties do pré-sal.

“Nossa proposta, registrada no [Tribunal Superior Eleitoral] (TSE) diz que o produto da exploração do pré-sal deve ser distribuído inversamente ao Índice de Desenvolvimento Humano de cada estado. No Piauí, onde tem muito menos eleitores, o povo tem que ganhar muito mais do que no Rio de Janeiro, onde tem mais eleitores”, afirmou o candidato, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, os resultados dos lucros da exploração da riqueza devem ser destinados, “carimbadamente” (descritos na legislação), para resolver problemas nas áreas de educação, saúde, saneamento e moradia. “Hoje, os royalties [do petróleo] não são carimbados. Os prefeitos fazem o que querem”, disse, citando como exemplo a cidade de Macaé, que recebe um grande valor pela exploração do petróleo, mas tem uma escola que figura na última colocação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ivan Pinheiro participou, na tarde de hoje, de uma caminhada pelo centro da cidade de São Paulo.


--
Veja a Página do PCB – www.pcb.org.br

Partido Comunista Brasileiro – Fundado em 25 de Março de 1922

Postagens relacionadas

Campanha do PCB a Presidencia on Line na imprensa
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.