14 de janeiro de 2011

A crise do alojamento, aspecto particular da exploração

A questão do alojamento - Friedrich Engels - 1897



"A crise do alojamento - à qual a imprensa dá hoje tanta atenção - não reside no fato universal de que a classe operária está mal alojada e vive em habitações superpopulosas e insalubres. Esta crise do alojamento não é uma particularidade do momento presente, nem é um desses males que são próprios do proletariado moderno e que o distinguiria de todas as classes oprimidas que o precederam, muito pelo contrário, todas as classes oprimidas de todos os tempos foram quase igualmente afetadas. Para por fim a esta crise do alojamento, só há um meio: eliminar pura e simplesmente a exploração e a opressão da classe trabalhadora pela classe dominante. O que entendemos hoje por crise do alojamento é o agravamento particular das más condições de habitação dos trabalhadores como consequência do brusco afluxo da população para as grandes cidades; é um enorme aumento dos aluguéis. um amontoado cada vez maior de locatários em cada casa e, para alguns, a impossibilidade de encontrar até um lugar onde viver. E se esta crise do alojamento dá tanto o que falar, é que não se limita à classe operária, mas atinge igualmente a pequena burguesia.
A crise do alojamento é para os trabalhadores e para uma parte da pequena burguesia das nossas grandes cidades modernas um dos inúmeros males de importância menor e secundária que resultam do atual modo de produção capitalista. Ela não é de forma alguma uma consequência direta da exploração do trabalhador, como tal, pelo capitalismo.

Não há solução sem revolução

Como resolver, pois, a questão do alojamento? Em nossa sociedade atual, como qualquer outra questão social: estabelecendo gradualmente um equilíbrio econômico entre a oferta e a demanda; esta solução, que não impede que o problema se recoloque sem cessar, não é pois uma solução. Quanto à forma como uma revolução social resolveria a questão, isso depende não só das circunstâncias nas quais ela se produziria, mas também de questões muito mais extensas, sendo uma das mais essenciais a supressão da oposição entre a cidade e o campo. Como não nos cabe construir sistemas utópicos para a organização da sociedade futura, seria mais que ocioso estender-nos sobre esse tema. O certo é que já existem nas grandes cidades imóveis suficientes para habitar e para remediar, sem demora, através de seu emprego racional, qualquer verdadeira "crise do alojamento". Isso só pode acontecer, naturalmente, mediante a expropriação dos proprietários atuais, mediante a ocupação de seus imóveis pelos trabalhadores sem abrigo ou imoderadamente amontoados em suas casas; e, assim que o proletariado tiver conquistado o poder político, esta medida exigida pelo bem público será tão fácil de realizar-se quanto são hoje as expropriações e requisições de alojamentos pelo estado";

Fonte: Expresso Vermelho - http://expressovermelho.blogspot.com/2011/01/crise-do-alojamento-aspecto-particular.html

Postagens relacionadas

A crise do alojamento, aspecto particular da exploração
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.