29 de janeiro de 2011

Pela vitória de Gana Peru e Ollanta Humala, conquistemos um Governo Democrático e Patriótico

imagemCrédito: PCP


Peru, a Unidade de Esquerda

A Unidade de Esquerda, formada pelo Partido Comunista Peruano, o Partido Socialista, o Partido Socialista Revolucionário, o Movimento Político Voz Socialista, o Movimento Político Lima Para Todos, dirigentes populares e movimentos sociais e da juventude, assim como muitos homens e mulheres independentes e de esquerda, do mundo da arte e da cultura, intelectuais e jornalistas, nos dirigimos às peruanas e peruanos, para manifestar o seguinte:

As eleições gerais de abril de 2011 nos dão uma oportunidade histórica de abrir o caminho para uma mudança de direção em nossa pátria.

Hoje, o país está experimentando um crescimento econômico baseado na exploração de nossos recursos naturais não renováveis por grandes consórcios transnacionais, que não gera emprego, não assume a tarefa da industrialização nem do desenvolvimento da ciência e tecnologia, e não redistribui a riqueza gerada pela grande maioria dos peruanos excluídos do bem-estar e do progresso.

Vivemos entre grandes lacunas e uma profunda injustiça social, que provoca agudos conflitos sociais e problemas ambientais. Sofremos uma deterioração geral da saúde e da educação pública. Pisoteiam os direitos trabalhistas de forma permanente. Somos assolados por sérios problemas urbanos e o atraso no campo, com a corrupção institucionalizada na administração pública, o autoritarismo e a criminalização do protesto social. Uma constituição espúria legaliza o saque de nossos recursos naturais e a sobre-exploração dos trabalhadores. Temos uma economia completamente vulnerável ao exterior, isolada do progressivo processo de integração latino-americano e, essencialmente, bloqueada para o desenvolvimento sustentável a longo prazo.

As políticas neoliberais aplicadas durante 20 anos só têm aprofundado as desigualdades sociais. As empresas transnacionais e as grandes empresas peruanas têm se tornado mais ricas do que nunca, enquanto a grande maioria tem visto suas condições de vida deteriorar-se ou não tem maior participação nos resultados do crescimento econômico.

Perante esta situação, aqueles que subscrevem este manifesto, reivindicamos a nossa aspiração de construir uma sociedade livre e socialista a longo prazo, e tomamos a firme decisão de apoiar a candidatura de GANA PERU com Ollanta Humala Tasso para a Presidência da República, com o qual nós firmamos um Acordo Político e de Governo para ajudar a garantir as mudanças de rumo no país. Juntos, estamos empenhados em desenvolver a grande confluência política GANA PERU, para conquistar a vitória eleitoral nas eleições de 2011 e estabelecer um governo democrático e patriótico.

A Unidade de Esquerda pretende contribuir para restaurar a gestão soberana dos nossos recursos naturais e do destino da nação, reavaliar a educação e a saúde pública resgatando a sua gratuidade, universalidade e qualidade. Somos a favor da restauração dos direitos laborais que permitam um trabalho digno, corretamente remunerado e direitos de negociação e organização sindical.

Lutamos pela democratização do Estado e a abertura de canais eficazes de democracia participativa, para uma efetiva descentralização de governo; por uma assembleia constituinte e uma nova constituição que garanta a soberania nacional, a consolidação de nossa identidade nacional e dos direitos dos povos indígenas no país. E, acima de tudo, estamos implementando um plano estratégico para a sustentabilidade a longo prazo como uma política central de industrialização da nossa economia, a preservação do equilíbrio ecológico, alcançando uma maior integração nacional e avançando na luta por justiça social.

Em um cenário onde a direita, com diferentes máscaras que cobrem a mesma cara e os mesmos interesses, trabalha para garantir a continuidade do neoliberalismo, apelamos a todas as forças progressistas, democráticas e patrióticas, especialmente o movimento popular organizado, as forças regionais descentralizadas, os povos nativos e a militância da esquerda socialista, a redobrarem os esforços para alcançar a vitória eleitoral de GANA PERU com Ollanta Humala em abril de 2011.

Construamos de norte a sul do país uma grande aliança política GANA PERU, possibilitando a convergência e a unidade entre todos os setores que estão comprometidos com a mudança.

Lima 08 de janeiro de 2011

Postagens relacionadas

Pela vitória de Gana Peru e Ollanta Humala, conquistemos um Governo Democrático e Patriótico
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.