23 de outubro de 2012

NOTA OFICIAL SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM JUIZ DE FORA E O SEGUNDO TURNO



O Comitê Municipal do Partido Comunista Brasileiro, a propósito das eleições municipais de 2012 e o segundo turno previsto para o dia 28 de outubro. Deixa clara a sua posição.
O PCB entende que eleições são um instrumento e não um fim, levando em conta suas características de partido revolucionário. Seu maior objetivo é a construção do Poder Popular. Ao longo do primeiro turno e através de seus candidatos levou aos cidadãos de Juiz de Fora a proposta de mudanças estruturais na administração pública municipal. O fez com firmeza e civilidade, em alto nível.
Defendeu e defende a reconstrução dos serviços públicos municipais desmanchados nos processos de terceirização, acentuando a situação precária da saúde pública municipal. A adoção do horário integral nas escolas públicas da rede municipal, proporcionando atividades além das já definidas na escola tradicional. Nós os comunistas nos manifestamos contra o processo de privatização da CESAMA, do DEMLURB e o sucateamento privatista da AMAC e das políticas de assistência social, postas em curso pela atual administração. Pela implantação gradativa de uma Companhia Municipal de Transportes Coletivos visando a estatização dos serviços de transportes coletivo urbano, transformando-os em transportes coletivos públicos.
O PCB levou aos cidadãos a constatação clara que é a cidade a primeira realidade de cada um de nós e não será possível a construção de uma cidade justa, capaz de proporcionar uma existência, coexistência digna às pessoas, sem a construção do Poder Popular. A plena participação dos mais variados setores e categorias da cidade e em sua totalidade conscientes que os atuais conselhos, previstos em lei, são meros instrumentos dos governos, cooptados na política de troca de favores e benefícios.
A compreensão que vivemos sob a égide do sistema capitalista em crise global, não significa que uma administração comunista não possa ter êxitos, levando em conta os direitos básicos e fundamentais do cidadão em sua cidade. Pelo contrário, ao assumir suas responsabilidades o Poder Público Municipal chama a si a construção de um processo cujo embrião revolucionário é real. A construção do Poder Popular. 
Cumprimos o nosso papel, atingimos os nossos objetivos e ganhamos o respeito da população, mesmo dos que de nós discordam, pois fomos capazes de nos apresentar sem dissimulações ou artifícios. São 90 anos de luta ao lado da classe trabalhadora.
Não enxergamos em nenhum dos dois candidatos que disputam o segundo turno compromissos claros com o nosso programa e nem com nossos ideais e postulados marxistas leninistas. Por essa razão o Partido Comunista Brasileiro se mantém fiel a esses compromissos e não manifesta apoio nem a um e nem a outro, consciente que ambos representam o mesmo do mesmo com nuances de marketing que apenas disfarçam essa semelhança.
Nossa conclusão obedece a uma análise de conjuntura que leva em consideração o todo e não apenas partes ou fragmentos da realidade de Juiz de Fora, Minas e o Brasil. Somos, a cidade e os seus cidadãos, a primeira realidade de cada um de nós, mas somos também as primeiras vítimas do processo neoliberal desfechado no País em maior ou menor escala desde o governo de Fernando Henrique Cardoso. Hoje, por exemplo, vemos os hospitais universitários, indispensáveis à formação dos nossos profissionais da saúde, do atendimento à população e de geração de tecnologias de ponta no setor, ameaçados de privatização.
Claro está que as promessas feitas ao sabor dos interesses eleitorais não poderão ser cumpridas e obedecem apenas ao caráter ilusório do processo eleitoral. Quem constrói mais, quem investe mais, quem vai administrar melhor. Para quem? Qual o sentido? Não há nenhum compromisso expresso com o Poder Popular.
É dessa forma, clara e precisa, como tem sido nossa característica que manifestamos os agradecimentos aos nossos apoiadores e declaramos nossa posição no segundo turno das eleições municipais de Juiz de Fora. 
E nossa disposição de luta permanente em torno do Poder Popular. Passa pela organização da classe trabalhadora e a unidade das esquerdas nas ruas, sindicatos e associações, para fortalecer a luta de resistência contra novas investidas contra os trabalhadores (as).
É por esses motivos que não apoiamos nenhuma das candidaturas que disputam o segundo turno. Só a organização autônoma e a luta contra o poder das elites que governam Juiz de Fora é que fará com que esse cenário de marginalização social seja combatido.

Postagens relacionadas

NOTA OFICIAL SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM JUIZ DE FORA E O SEGUNDO TURNO
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.