3 de março de 2015

As FARC-EP propõem debate Nacional sobre Justiça e crimes de Estado



Boletim de imprensa N° 52
Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015 Escrito por Delegação de Paz das FARC-EP
Havana, Cuba, sede dos diálogos de paz, 26 de fevereiro de 2015
As FARC-EP propõem debate Nacional sobre Justiça e crimes de Estado
Nos distanciamos do tratamento reducionista e punitivo de nossa ação guerrilheira”
No marco de suas dez propostas mínimas referentes aos Direitos integrais das vítimas pela paz e pela reconciliação nacional, as FARC-EP se pronunciaram nesta quinta-feira sobre os subpontos 3, 4 e 5 da proposta mínima 8.
O Comandante Pablo Catatumbo precisou: “Compreendemos as dificuldades do Estado em exercer justiça, não apenas por seus problemas de legitimidade e pela necessária atenção ao direito internacional, mas pela circunstância de ser ele mesmo o responsável máximo e não só seus agentes”.
No mesmo sentido, se referiu às responsabilidades do governo dos Estados Unidos, empresários, partidos políticos, Forças Armadas, meios de comunicação, entre outros, e manifestou a disposição da insurgência em participar de forma direta na organização de um debate público no que concerne ao tipo de justiça aplicável ao que se relaciona aos crimes de Estado.
A organização insurgente reiterou seu caráter político-militar indicando que: “Isso presume que toda nossa ação guerrilheira em diferentes circunstâncias e momentos deve ser respeitada no marco do exercício do direito à rebelião”.
O Comandante assinalou… que as Farc repudiam “todo propósito de tratamento reducionista e punitivo de nossa ação guerrilheira”. Além disso, enfatizou que deve existir um reconhecimento de sua atuação como Estado de fato em muitas áreas da geografia nacional, e que deve ser considerada sua normativa interna, assim como as normas que regulam suas relações com a população civil.
O que o Estado não foi ou não pode ser em matéria de justiça, não pode pretender sê-lo ao levar a cabo um processo de paz”, pontuou.
Escritório de imprensa da Delegação de Paz das FARC-EP
Fonte: http://www.pazfarc-ep.org/index.php/noticias-comunicados-documentos-farc-ep/boletin-prensa/2491-farc-ep-proponen-debate-nacional-sobre-justicia-y-crimenes-de-estado
Tradução: partido Comunista Brasileiro (PCB)

Postagens relacionadas

As FARC-EP propõem debate Nacional sobre Justiça e crimes de Estado
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.