23 de janeiro de 2011

Vietnã ratifica o marxismo-leninismo como motor sócio-econômico

imagemCrédito: Prensa Latina


Hanoi

Prensa Latina

O XI Congresso do Partido Comunista do Vietnã (PCV) ratificou o marxismo-leninismo como pedra angular do processo de renovação econômica iniciada há 25 anos.

Durante a solenidade de inauguração do conclave, a máxima direção do país avaliou acertada a aplicação do ideário de Ho Chi Minh para aplicar no Vietnã os postulados de Marx e Lênin.

O presidente do Vietnã, Nguyen Minh Triet, ressaltou o legado do Tío Ho, definido como “um homem da cultura mundial e um infatigável lutador pela independência nacional”.

O mandatário saudou o sacrifício de milhões de compatriotas ao longo de oito décadas, para conseguir defender e consolidar a soberania que permite ao país avançar ao socialismo.

Triet observou que o país encara atentamente múltiplos desafios depois da crise financeira global, mas apostou na liderança do PCV para fazer do Vietnã uma nação industrializada em 2020.

“O XI Congresso implica uma grande responsabilidade ante o povo, para enfrentar a realidade, dizer a verdade e levar adiante nossa transição ao socialismo”, precisou.

Triet ressaltou o papel da “Doi moi” (Renovação), iniciada em 1986, na crescente mobilidade da sociedade vietnamita e acentuou a necessidade de aperfeiçoar este processo.

Participaram na abertura 1.377 delegados que representaram 3,6 milhões de militantes do PCV, assim como antigos membros do seu Comitê Central e as chamadas mães heróicas, mulheres que perderam seus filhos nas lutas independentistas.

O PCV realiza seu Congresso Nacional a cada cinco anos, para traçar a estratégia de desenvolvimento sócio-econômico e eleger a máxima direção político-administrativa da nação.

Fonte: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=254340&Itemid=1

Traduzido por Dario da Silva

Postagens relacionadas

Vietnã ratifica o marxismo-leninismo como motor sócio-econômico
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.