21 de maio de 2011

"Vem que tá na hora de arrumar..." - Por: Vinnicius Moraes*

Ainda repercute bastante em Juiz de Fora a reportagem veiculada há poucos dias no programa "Domingo Espetacular" (Rede Record), sobre gangues formadas por adolescentes de vários bairros da cidade:




Estou horrorizado com toda a situação evidenciada pela reportagem, desde o arsenal que os grupos possuem à indiferença em relação a possíveis vítimas.

Além das ocorrências relatadas por três juiz-foranas entrevistadas pelo repórter Luiz Gustavo, imagino, entre outras, a hipótese de um cidadão ter um familiar doente e precisar, em uma noite de domingo, dirigir-se a uma farmácia 24 horas no centro da cidade para adquirir um medicamento. No caminho, porém, se esse cidadão tiver a infelicidade de se encontrar com um desses grupos, o resultado poderá ser trágico, pois, como disse um dos adolescentes na reportagem: "centro da cidade é o foco: nós não respeita nada; quebra todo mundo mesmo".

Cogito também qual terá sido a reação do promotor Júlio César - que entrou com uma ação na Justiça para tentar acabar com os bailes funk na cidade - ao constatar o posicionamento da Administração Municipal, representada na reportagem pela Secretária de Atividades Urbanas, Sueli Reis.

E, ao pensar na Prefeitura de Juiz de Fora, imediatamente me vem à mente uma antiga propaganda (deve ser resultado da hiperexposição a peças publicitárias a que tenho sido submetido nos últimos meses) na qual o protagonista (foto) tentava executar movimentos simples, em harmonia com um grupo de pessoas.


Contudo, enquanto todos se deslocavam para a esquerda, o "baixinho bigodudo" voltava-se para a direita, e vice-versa. E, assim, embora ocupasse o papel principal durante a campanha, o personagem não conseguia seguir na direção certa. Em pouco tempo, os passos desencontrados do "garoto-propaganda" tornaram-se tema de piadas, como a que relacionava o produto por ele anunciado a uma graaaaaaaande dor de cabeça!



Por ora, resta a esperança de que, apesar dos dissabores, a guerra em curso não está perdida:

Precisamos nos unir em busca de dias melhores para a cidade de Juiz de Fora!



* Nota: Aproveito o título deste texto para homenagear Beto Guedes e Ronaldo Bastos, autores da bela canção "O Sal da Terra"!

* Fonte/; Blog do Vinnicius Moraes - http://vinniciusmoraes.blogspot.com/
http://vinniciusmoraes.blogspot.com/2011/05/vem-que-ta-na-hora-de-arrumar.html

Postagens relacionadas

"Vem que tá na hora de arrumar..." - Por: Vinnicius Moraes*
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.