7 de julho de 2011

Uma linha de luta pela superação do capitalismo

imagemCrédito: KKE


Elisseos Vagenas*

Esse artigo foi escrito durante a importante greve geral nacional, de 48hs, que ocorreu entre os dias 28 e 29 de Junho, e que atingiu todos os locais de trabalho.

As manifestações de greve da Frente Militante de Todos os Trabalhadores (PAME), que reuniu os sindicatos classistas, foram sem precedentes.

Essas manifestações e os comícios de massa da PAME são diferentes daqueles liderados pelos sindicatos comprometidos com a lógica governista das federações sindicais dos setores privado (GSEE) e público (ADEDY).

A razão não é somente porque há uma participação massiva dos trabalhadores, suas militâncias ou as medidas que garantem sua segurança, mas, também, o fato de eles não persistirem no bloqueio ao novo “pacote” de medidas que vão contra a população e, nem ao menos, impulsionarem o conflito com a UE e a exploração capitalista num todo.

Contrastando com as manifestações dos chamados “cidadãos indignados”, que gritam “neutros”, ao invés do desacreditado slogan “ladrões, ladrões”, em frente ao Parlamento, o slogan que prevalece nas manifestações de massa da PAME é: “Nenhuma engrenagem pode mudar sem os trabalhadores. Trabalhador, você pode fazer sem os patrões!”.

A linha de luta do Partido Comunista, dos trabalhadores e do movimento sindical de orientação classista se torna cada vez mais importante sob essas condições, uma vez que o povo Grego tem experimentado as conseqüências da crise capitalista que gera pobreza, desemprego e miséria para as famílias das classes trabalhadora e popular e quando o governo do PASOK, junto à UE e ao FMI implementam um programa selvagem que vai contra a população, desejando reduzir o preço da força de trabalho e aumentar a competitividade e a lucratividade do capital.

O KKE declarou, desde o primeiro instante, que a crise capitalista, que está sendo vivida pela população Grega, expressa a consolidação da principal contradição entre o caráter social da produção e do trabalho, de um lado, e a apropriação privada capitalista dos seus resultados do outro.

Além disso, lutou contra a campanha enganosa afirmando que o governo PASOK era, alegadamente, subserviente ao FMI ou às forças externas, revelando que a agenda anti- trabalhador demonstrava escolhas concretas da burguesia Grega de composição de alianças que asseguravam sua lucratividade nessas condições específicas.

O KKE recusou as posições social-democratas e oportunistas que são espalhadas pelas forças do chamado Partido Europeu de Esquerda (PEE), assim como por outras organizações, posições que atribuem as causas da crise à administração neoliberal, posições que escondem a atividade das leis do sistema de exploração; escondem que a eclosão das crises independe das administrações social-democratas ou liberais que tornam mais intensas as contradições do sistema: a anarquia e as irregularidades que caracterizam a produção capitalista, a super acumulação do capital que fora acumulado no período de crescimento econômico devido à exploração da força de trabalho e não pode encontrar uma saída que garanta uma alta taxa de lucro.

Ao longo dos últimos dois anos tem acontecido multifacetadas lutas da classe trabalhadora contra as investidas do capital, a política anti-democrática do anterior governo liberal da ND e o atual governo social-democrata do PASOK, que é apoiado por outras forças políticas e pelos líderes subjugados do sindicalismo governamental e patronal.

Mais de 20 greves gerais nacionais foram organizadas com sucesso dentre os anos de 2010 e 2011; uma série de greves em setores e empresas, comícios, ocupações de prédios públicos, greves de massa com a participação de centenas de milhares de forças populares e de trabalhadores.

O KKE e a PAME, junto ao movimento de classe, apóiam as manifestações militantes dos movimentos dos pequenos fazendeiros, autônomos, mulheres e jovens.

A linha de luta do KKE e do movimento de classe tem uma contribuição especial no confronto com o capital e a política anti-popular, deixando claro, desde o começo, que a crise, o déficit e a dívida são produtos do desenvolvimento capitalista, da estratégia que apóia os grupos monopolistas, e que os trabalhadores não são responsáveis por isso. Mais e mais trabalhadores vêem isso hoje quando eles comparam o débito estatal (350 bilhões de Euros) com os depósitos dos capitalistas Gregos na Suíça, que somam 600 bilhões de Euros.
Mais e mais trabalhadores estão abandonando os partidos burgueses (PASOK-ND), voltando seus olhos para as avaliações e propostas do KKE, desde o momento em que os comunistas vêm provando que estão corretos na análise dos atuais desenvolvimentos. O KKE denunciou o governo e a UE porque eles chantageiam a população alegando que o país não receberá a quinta parcela do empréstimo, a não ser que eles aceitem as novas medidas que vão contra os trabalhadores.

Os comunistas na Grécia sustentam, com firmeza, que é a plutocracia que deve pagar por esta crise, já que é responsável por ela. Ao mesmo tempo, o KKE acredita que a luta por qualquer questão popular deve se desenvolver na direção da organização, concentração e preparação de amplas forças populares e de trabalhadores não somente com o intuito de criarem melhores condições para a venda de força de trabalho, mas pela superação do sistema de exploração, assim como pela pavimentação do caminho que levará ao poder popular e à economia do povo, para o socialismo.

*Artigo de Elisseos Vagenas, membro do CC do KKE e responsável pela Seção de Relações Internacionais, publicado no “Voz Socialista”, publicação mensal do Partido Comunista da Irlanda.

Traduzido por Mariângela Marques.

Postagens relacionadas

Uma linha de luta pela superação do capitalismo
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.