20 de agosto de 2011

PCV alerta sobre planos fascistas nacionais e internacionais contra a Venezuela

imagem
Crédito: PCV
Birô Político do Comitê Central do PCV

15 de agosto de 2011

Caracas, 15 ago. 2011, Tribuna Popular TP.- O Partido Comunista da Venezuela (PCV) denunciou hoje as tentativas do fascismo internacional e nacional de criar as condições para desestabilizar politicamente o governo da Venezuela e o de outros países de latino-americanos, alertando o povo a unir esforços para defender nossa revolução.

Assim anunciou Pedro Eusse, secretário nacional do movimento operário e sindical e membro do Birô Político do PCV, que assinalou “Estão criando uma situação de ingovernabilidade que desestabilize politicamente nosso país e crie condições para uma intervenção forânea e imperialista na Venezuela”.

A agudização da crise do capitalismo mundial está estremecendo as economias das potências imperialistas e está levando ao desespero esses governos fascistas, agredindo militarmente os povos do mundo que lutam por sua soberania e pelo controle de suas riquezas.

“Como fácil supor e a história assim o demonstrou, o imperialismo arremete contra os povos e tenta frear todos os avanços progressistas e revolucionários que acontecem no mundo, especialmente nesta parte do hemisfério”, sublinhou Eusse.

O Povo deve enfrentar unido, fortalecido e com eficiência governamental esta nova agressão

Para o Partido Comunista é fundamental que o povo, suas organizações políticas e movimentos sociais revolucionários se organizassem de imediato em uma instância unitária que conduza a defesa de nosso país.

Para isso, propõe 3 medidas urgentes que devem ser empreendidas brevemente: 1) É necessário conseguir uma maior eficiência no gerenciamento governamental; 2) Avançar na constituição de uma direção coletiva – Pólo Patriótico – do processo bolivariano e 3) Fortalecer a capacidade do movimento operário e popular.

“Para fazer frente a esta arremetida desestabilizadora da contrarrevolução e confrontar as correntes oportunistas e reformistas que atuam no interior do processo, em função de consolidar e aprofundar as mudanças revolucionárias”, destacou.

O PCV felicita a sentença de prisão de empresários de Provegran de Aragua.

O Partido Comunista da Venezuela apreciou a sentença ditada em 12 de agosto passado pelo 5º Tribunal de Julgamento do estado de Aragua contra os donos e executivos da empresa Provegran pela morte de 9 operários ocorrida há 8 anos em um acidente industrial por negligencia patronal.

“Nós identificamos o fato como homicídio industrial porque aconteceu em consequência da negligência patronal pelas condições de trabalho que existiam nessas instalações”, destacou o dirigente comunista.

De acordo com a informação dada pela irmã de uma das vítimas, Zuleima Guerra, Mounir Nassiff e Grabrielle Ferri foram condenados a 7 anos de prisão por incorrer no artigo 33 da Lopcymat. Ambos deverão cumprir prisão domiciliar devido a avançada idade. Enquanto Roberto Rinaldi Ferri e Giancarlo Ciavatti foram sentenciados a três anos por ser cúmplices no delito. Estes ficam proibidos sair do país durante este lapso de tempo e deverão se apresentar a cada 30 dias no Palácio de Justiça.

Eusse assinalou, “Esta sentença deveria ser mais forte, porque foram 9 operários os que perderam a vida, no entanto em um fato histórico, é um precedente sumamente valioso para nós pois, demonstra que existindo uma Lei que estabeleça a prisão para os patrões assassinos e sendo tomada pelo movimento sindical, é possível levar à prisão os patrões que violentam os direitos dos trabalhadores e que, inclusive levam à morte”.

O PCV reconheceu as organizações sindicais – em especial o Movimento Nacional de Delegadas e Delegados de Prevenção – que desde o primeiro momento empreenderam as ações judiciais, apoiando os familiares e sendo acompanhados por diversas organizações revolucionárias, incluindo ao Partido Comunista.

Inicia-se o recesso parlamentar sem tramitação da LOT nem da Lei de Conselhos de Trabalhadores.

O Partido Comunista lamentou que ao se iniciar o período de recesso parlamentar ainda não se tenha iniciado a tramitação, em segunda discussão, da nova e Revolucionária Lei Orgânica do Trabalho (LOT) e da Lei Especial de Conselhos Socialistas de Trabalhadoras e Trabalhadores, apesar de no passado 26 de julho os trabalhadores terem apresentado 26 mil assinaturas para exigir sua tramitação.

“Inicia-se o período de Recesso Parlamentar sem que a Assembleia Nacional apresente ao país, aos trabalhadores e ao movimento sindical classista um cronograma para a aprovação da nova e revolucionária Lei Orgânica do Trabalho e da Lei Especial de Conselhos Socialistas de Trabalhadores”, lamentou o dirigente.

É uma grande dívida que a AN tem com os trabalhadores, pois os mesmos ainda sofrem fortes violações aos seus direitos trabalhistas consagrados na própria Constituição Vigente.

Por isso, o PCV fez um chamado à AN para que se reúna e resolva com prontidão esta grande dívida, e reitero o chamado ao movimento sindical para continuar pressionando para que esta lei seja aprovado no que ainda resta do ano.

A repatriação de Ilich Ramírez

O PCV somou-se esta manhã à mobilização que diferentes movimentos e coletivos revolucionários estão desenvolvendo pela repatriação do venezuelano e militante revolucionário, Ilich Ramírez Sánchez, que se encontra em uma prisão da França, com seus direitos fundamentais à vida e à liberdade sendo violados.

“Exigimos Liberdade e respeito aos direitos humanos para este militante revolucionário e internacionalista”, assinalou finalmente o dirigente.

VIDEO : Birô Político do Comitê Central do PCV

Traduzido por Valeria Lima

Postagens relacionadas

PCV alerta sobre planos fascistas nacionais e internacionais contra a Venezuela
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.