6 de setembro de 2011

Nota Política do PCB ao Grito dos Excluídos.


A Crise Capitalista, Guerras e Ataques aos Trabalhadores(as) em todo o Mundo!

O mundo assiste a mais uma onda da grave crise econômica do capitalismo, que tem elevado o índice de desemprego e endividamento nos países mais desenvolvidos, recrudescendo ações governamentais contra os trabalhadores principalmente com a retirada de direitos sociais, redução e ou privatização dos serviços públicos e ataques aos movimentos sociais rebelados frente a esse cenário.

Grécia, Portugal e Espanha os elos mais fracos da economia da zona do Euro são o melhor exemplo desse processo de acentuação da crise e da ofensiva burguesa contra os trabalhadores. As recentes ondas de violência urbana ocorridas em Londres e cidades operárias e o reflexo da indignação e das contradições de classe que atingem principalmente os jovens e os imigrantes, setores mais discriminados e sem perspectivas de emprego.

Mas a resposta da burguesia às contradições da crise econômica não ficam apenas nisso. Hoje assistimos uma grande ofensiva imperialista, chefiada pela OTAN sob o controle dos EUA e a cumplicidade da ONU contra os povos do Oriente Médio e norte da África, regiões petrolíferas e estratégicas para o controle geopolítico. Utilizando-se ora da ideologia de : “Guerra ao Terror” como foi com as invasões no Iraque e Afeganistão, ora com a da democracia ocidental, as nações imperialistas avançam suas pretensões de dominação nessas regiões, utilizando-se de toda as justificativas e manipulações midiáticas a fim de estabelecer mudanças que possibilitem a formação de um novo patamar de dominação e exploração na região.

Em todo o mundo, assistimos esse fenômeno ocorrer e no Brasil não é diferente. Porém aqui as contradições são mascaradas pela conciliação de classes estabelecida entre entidades de massas (Centrais pelegas e movimentos sociais) que se venderam ao Governo, rebaixando o debate e desarmando o movimento de massas frente a suas tarefas históricas de lutar contra o poder do capital e seus agentes. Apesar de todo o crescimento que a economia brasileira vivenciou nesses últimos anos, a concentração de riqueza e poder e a consecutiva disparidade entre os mais ricos e a pobreza aumentaram sensivelmente, assim como aumento a criminalização sobre os movimentos sociais em luta pelo país, como ocorre hoje com os educadores em Greve em MG e tantas outras categorias.

O PCB (PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO) diante desse quadro de contradições e desafio defende a construção de uma ampla frente anti-imperialista e anticapitalista a fim de organizar e ativar as ações necessárias para construir as condições políticas rumo ao socialismo.

Rua Curitiba 656 sala 68- Centro- Belo Horizonte - MG

pcbminas@ig.com.br

31 3201-64-78

Postagens relacionadas

Nota Política do PCB ao Grito dos Excluídos.
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.