30 de outubro de 2011

Declaração sobre o atentado

imagem
Crédito: PCU
PCU

Montevidéu, 24 de outubro de 2011

A sede do Comitê Central do Partido Comunista do Uruguai foi alvo de um novo atentado. Trata-se do segundo atentado em um mês, agora com uma bomba incendiária.

Às 3 horas da madrugada desta segunda-feira, 24 de outubro, o guarda que cumpria a ronda por todo o local, sentiu uma explosão que vinha da parte da frente do imóvel. Ao dirigir-se ao local, vieram labaredas de fogo numa das portas localizadas à rua Fernández Crespo. Imediatamente, apagaram as chamas com um extintor. Ao sair pela rua Fernández Crespo encontraram os restos de uma garrafa de vidro que continha um líquida inflamável e a porta com os rastros das chamas.

O Partido Comunista do Uruguai apresentou a denuncia correspondente e entregará ao Ministério do Interior as testemunhas e toda a informação disponível. Neste momento, não daremos maiores informações ao público para não atrapalhar as investigações.

Na quinta-feira, 15 de setembro, às 23 horas, dois homens num Ford Escort escuro, jogaram uma bomba com tinta preta contra a fachada da sede do Comitê Central.

É, portanto, o segundo atentado em pouco mais de um mês contra a sede do Comitê Central do Partido Comunista do Uruguai.

É visível que estes dois atentados, em especial este último, ocorreram no momento em que a luta de nosso povo e a decisão política da Frente Ampla está por terminar com a vergonhosa lei da Impunidade, impedindo que os delitos de lesa humanidade do terrorismo de Estado fiquem impunes.

É ainda mais impressionante que este atentado com bomba incendiária tenha ocorrido três dias antes do aparecimento de um corpo no 14º Batalhão de Infantaria. Todo mundo sabe que existe grande probabilidade de que o mesmo seja de um ou uma dos companheiros desparecidos.

O Partido Comunista do Uruguai rechaça este novo atentado, ratifica seu compromisso irrenunciável com a verdade, a justiça e com o fim da impunidade, e conclama todos os seus militantes a responderem a esta nova provocação com mais unidade, mais compromisso, mais militância, mais frente-amplismo e mais luta; para aprofundar a democracia e as mudanças.

Partido Comunista do Uruguai | Correio Eletrônico: partidocomunista@adinet.com.uy

Endereço: Fernández Crespo 2098 | Telefone: +598 29242697| Montevidéu, Uruguai

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza

Postagens relacionadas

Declaração sobre o atentado
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.