12 de abril de 2012

90 anos do PCB comemorados também em Cuba

Por Coletivo Paulo Petry*

O dia 04 de abril foi um dia especial em Cuba. Por certo o brilho que mais reluziu foi o da festa dos 50 anos da Unión de los Jóvenes Comunistas (UJC). A organização que reúne os jovens revolucionários em Cuba tem uma história repleta de conquistas e sacrifícios, conduzindo as gerações de jovens cubanas e cubanos no caminho iniciado pelos “barbudos” em 59. A revolução cubana formou já muitas gerações de combatentes pela vida, de revolucionários internacionalistas, de seres humanos justos, com idéias profundas e prática coerente. Em todas estas gerações esteve presente a UJC. Ao completar 50 anos de lutas, de entrega e de alegria revolucionária, a UJC tem como lema “vamos por mais” - ainda mais rebeldia, unidade e convicção pelo caminho socialista escolhido pelo povo cubano há 53 anos.

No entanto, a foice e o martelo do Partido Comunista Brasileiro (PCB) também brilharam nesse dia 04 de abril, fazendo a festa ainda mais bonita. Durante 3 horas de atividades os jovens comunistas brasileiros, estudantes da Escola Latino Americana de Medicina, mostraram toda sua convicção, organização e alegria num ato que reuniu mais de 50 pessoas numa pequena sala da Casa Memorial Salvador Allende, em Havana. Entre as organizações da Nossa América estiveram presentes os representantes do Partido Comunista Colombiano e da Juventude Comunista Colombiana, do Partido Comunista do Chile e das Juventudes Comunistas do Chile, do Partido Comunista Peruano, do Partido Comunista do Peru, da Federação Juvenil Comunista da Argentina, do Movimento Colombianos e Colombianas pela Paz na Colômbia, do Movimento Ponto Zero da Venezuela, militantes do Partido Comunista de Cuba e da União de Jovens Comunistas de Cuba, da Federação de Estudantes Universitários de Cuba, do Movimento Sem Terra do Brasil (MST), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do Partido dos Trabalhadores (PT), da Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), além da honrosa presença da intelectual marxista cubana Isabel Monal e do representante em Cuba da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP). A edição 23 do jornal Avante2 foi distribuída a todos os participantes.

Diversas foram as atividades artísticas que permearam a atividade, entre elas poemas dramatizados e músicas brasileiras e latino americanas. A internacional cantada por uma estudante peruana e acompanhada por todos os presentes marcou a unidade da nossa bandeira e emocionou a todos. Durante as intervenções dos camaradas da base do PCB em Cuba a história dos comunistas – entre erros, acertos e autocríticas – e a atual estratégia socialista do PCB levaram um pouco de Brasil para a pátria internacionalista dos cubanos. A admiração pela nossa história e a afinidade pela nossa atual política estratégica marcaram as intervenções dos presentes. O representante do Partido Comunista Colombiano ressaltou que “os 90 anos do PCB apenas revelam a juventude das suas idéias”, os representantes do Movimento pela Paz na Colômbia também expressaram a sintonia com nossa avaliação e a “importância do PCB para a construção do movimento latino americano que lute pela paz com justiça social na Colômbia”. Os chilenos afirmaram que a “atual linha política do PCB, sua capacidade de autocrítica e de reconstrução são um exemplo para os partidos comunistas do mundo”. Os palestinos agradeceram “a história de solidariedade do PCB com a causa palestina” e a “esperança que tem no Partido Comunista para a construção de um Brasil de justiça e socialismo”. Os jovens comunistas cubanos emocionaram os presentes com suas intervenções, lembrando que “a juventude das nossas idéias, a profundidade dos nossos debates e o sacrifício das nossas ações são as marcas dos comunistas” e  que “a capacidade de autocrítica e reconstrução do PCB são exemplo para a América Latina”. Os jovens comunistas cubanos também ressaltaram a esperança em ver “a alegria, a profundidade e a convicção dos jovens comunistas brasileiros, uma prova do novo momento vivido pelo PCB”. Por fim um jovem músico da Federação Juvenil Comunista da Argentina e um estudante de medicina brasileiro também emocionaram com suas músicas, terminando a atividade com gritos de “Viva o PCB  e viva a revolução brasileira”.

Os jovens comunistas brasileiros do Núcleo Paulo Petry se sentiram honrados em poder representar o Partido numa data tão importante, levando um pouco deste momento de esperança que vivemos os revolucionários brasileiros ao povo cubano e às organizações revolucionárias do mundo que estiveram presentes. A oportunidade de realizar uma atividade com tamanha representatividade só foi possível graças ao internacionalismo proletário dos cubanos, que não apenas dividem o que sobra, mas sim tudo que tem com os povos oprimidos do mundo – multiplicam sua esperança no socialismo. Dessa forma, os jovens comunistas brasileiros afirmaram em uníssono “ fomos, somos e seremos solidários com o povo cubano e sua a revolução, sem jamais vacilar, certos da importância de Cuba Socialista para as lutas de emancipação dos povos pelo mundo”.

Abril de 2012.

Notas:
1-base da UJC/PCB formada por estudantes de medicina em Cuba

2-jornal mensal do Coletivo Paulo Petry que pode ser visualizado no site www.coletivopaulopetry.blogspot.com

Postagens relacionadas

90 anos do PCB comemorados também em Cuba
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.