6 de julho de 2013

Comunicado Conjunto ELN e FARC-EP

imagemimagem

01/07/2013

Os altos comandantes do Exército de Libertação Nacional (ELN) e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (FARC-EP) comunicam aos integrantes das duas organizações, às suas massas organizadas, aos seus simpatizantes, ao povo colombiano e à opinião pública nacional e internacional que, em algum lugar da pátria, celebramos uma reunião de cúpula, em meio a um ambiente de unidade fraternal e de camaradagem, com o propósito de fortalecer os avanços do processo unitário do movimento guerrilheiro e revolucionário de nosso país.

Na dita reunião, além de tratar, refletir e superar definitivamente diversos incidentes que conduziram no passado a contradições, distanciamentos e choques entre as duas forças, abordamos diferentes assuntos de caráter estratégico para o futuro da nação.

Entre eles, destacamos a importância de trabalhar pela unidade de todas as forças políticas e sociais empenhadas na realização de mudanças profundas na sociedade, sua economia, a política e a institucionalidade colombiana; a importância que tem a Paz com Dignidade e Justiça Social para o futuro da nação e o continente, assim como o reconhecimento expresso e sincero que qualquer solução ao conflito interno de nosso país pelas vias do diálogo, passa pela inevitável necessidade de adiantar conversações com toda insurgência colombiana.

Em Nossa América sopram hoje fortes ventos para a democracia, a soberania, a justiça social, o bem-estar e a integração de nossos povos. Nós colombianos não podemos permanecer à margem deste processo histórico pela definitiva independência.

O ELN e as FARC-EP, comprometidos e unidos em torno do mesmo objetivo de alcançar uma sociedade democrática, inclusiva, soberana e em paz para os colombianos, convidam a todo nosso povo a trabalhar unido e a mobilizar-se nessa direção.

Montañas de Colombia, Junho de 2013.

Nicolás Rodríguez Bautista Comandante do ELN Timoleón Jiménez Comandante das FARC-EP

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Postagens relacionadas

Comunicado Conjunto ELN e FARC-EP
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.