28 de outubro de 2013

Difamação contra o PCB

Foi publicada, no último domingo, entrevista com o delegado Oslain Santana, Diretor de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal. Diz o mesmo que a corrupção está entranhada nas práticas partidárias, principalmente nos financiamentos de campanha, e que tais condutas "não são privilégio desse ou daquele partido", e sim que "todos os partidos" estão envolvidos ("Financiamento de campanha atual estimula a corrupção", Jornal "O Globo", 20/ 10/ 2013).

Como se vê, tal declaração joga, na mesma vala, todo o espectro político partidário brasileiro, como se os partidos sem exceção fosse idênticos em suas práticas. Trata-se de uma declaração leviana, que ecoa o discurso antipartidário que apareceu no bojo das manifestações a partir de junho. Essa hostilidade aos partidos faz parte da pauta da direita mais reacionária, interessada no esvaziamento do debate político -do qual os partidos são em tese instrumento- e em soluções autoritárias, como quarteladas e golpes de Estado.

Quando diz que "todos os partidos" são corruptos, o ilustre delegado mostra, também, profundo desconhecimento da história recente do Brasil. O Partido Comunista Brasileiro- PCB, desde sua fundação no longínquo ano de 1922, jamais, em toda sua existência, esteve envolvido em qualquer escândalo ou episódio que pudesse macular seu nome. Fiel aos princípios do marxismo e do leninismo, repudia e sempre repudiou as práticas nefastas da democracia burguesa, com seus conchavos, compadrios e jogos de interesse.

Não temos ilusões no sistema vigente, com todas as vicissitudes inerentes ao capitalismo. Concordamos que é preciso repensar o atual modelo de gastos de campanha, sendo o financiamento público, nesse sentido, fundamental. Mas não é porque os diversos partidos do institucionalismo burguês têm atitudes espúrias, do ponto de vista legal e político, que se pode dizer, de forma difamatória e caluniosa, que todos (sic) os partidos têm o mesmo proceder.

PCB - Secretariado Nacional

Postagens relacionadas

Difamação contra o PCB
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.