21 de março de 2010

Governo do Paraguai condecora líder comunista com o grau da “Gran Cruz”




O governo paraguaio condecorou o líder comunista Ananías Maidana com a Ordem Nacional ao Mérito, com o grau da “Gran Cruz” por sua luta em favor da democracia.

“Sabemos que em seu coração patriota se alojam todas as razões para a esperança”, expressou o presidente Fernando Lugo ao referir-se a Maidana, que já sofreu com a perseguição, a tortura e as prisões da ditadura stronista (1954-1989).


Maidana, Secretário Geral de Honra do Partido Comunista Paraguaio (PCP), é o primeiro comunista a receber uma distinção oficial no país. Os comunistas ficaram na ilegalidade durante décadas e seus membros foram perseguidos e aniquilados por se opor ao regime ditatorial.

“Pessoas como você terão muito mais que o bronze frio da memória; terão menção de gratidão eterna”, destacou Lugo em sua mensagem durante o ato realizado na Chancelaria na presença de dirigentes políticos e sociais progressistas.


O presidente lamentou no ato “representações da Nação paraguaia, por uma intolerância criminosa, por vários anos, e em alguns bolsões autoritários até hoje, condenaram e condenam o comunismo pela simples utopia de um mundo fraterno”.


Ao referir-se a Maidana, o presidente expressou: “Sabemos que no seu coração patriota se alojam todas as razões para a esperança, valor que deve unir-nos para construir, sem exclusão alguma, essa pátria que merecemos”; e aproveitou para enfatizar que “de uma vez por todas se deve entender que por nenhuma razão do universo devemos deter-nos nos projetos de mudança, a transformação não pode parar no Paraguai”.


Lugo afirmou: “Gratidão eterna, dom Ananías Maidana, comandante da pátria rebelde. De ontem, hoje e sempre”.


Fonte: Diário Última Hora

Traduzido por Dario da Silva

http://www.ultimahora.com/notas/303494-Gobierno-condecora-en-grado-de-Gran-Cruz-a-l%C3%ADder-comunista-en-Paraguay

Postagens relacionadas

Governo do Paraguai condecora líder comunista com o grau da “Gran Cruz”
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.

1 comentários:

comentários
avatar
21 de março de 2010 às 22:10

Un conocido luchador por los Derechos Humanos critica al dirigente comunista Ananías Maidana por aceptar ser condecorado por un gobierno al cual tilda de "Sucursal del Plan Colombia".

Apdo Camarada

Con sorpresa me entero que Ananías va recibir consideración del GOBIERNO y PRIMERA SUCURSAL DEL PLAN COLOMBIA EN SURAMERICA (el de Fernando Lugo).

Creo que en respeto a la dignidad de nuestros campesinos perseguidos,envenenados con agrotóxicos, nuestros indigenas hambrientos y tuberculosos y abandonados debe condicionar su recibo a que el Gobierno demuestre que realmente esté comprometido a considerar el verdadero respeto a nuesros derechos y dignidad de PAIS INDEPENDIENTE .

Creo que el Compañero Ananías hará honor a su historia de lucha.

Joel Filartiga

Responder