17 de janeiro de 2011

Correa completa 4 anos no poder e reafirma projeto socialista

imagemCrédito: Patrialatina


Equador

O presidente equatoriano, Rafael Correa, garantiu neste sábado (15) que o Governo de Revolução Cidadã seguirá firme no rumo do socialismo. Em ato público na cidade de Machala, capital da província de El Oro, Correa inaugurou a extensa Avenida Universitária e, de quebra, celebrou o quarto aniversário se sua chegada ao poder.

A estrada – que complementa o acesso para a cidade de Machala – é construída em concreto duro, com oito pistas de seis metros de pavimento. O governo do Equador investiu quase US$ 6 milhões na construção da obra.

O prefeito de El Oro, Montgomery Sanchez, agradeceu ao presidente por ter escolhido Machala como cenário das comemorações e descreveu o trabalho como "magnífico de progresso e desenvolvimento". Segundo a ministra dos Transportes e Obras Públicas, Maria de los Angeles Duarte, 2011 é o ano das estradas e rodovias no Equador.

Em seu discurso diante de milhares simpatizantes em um estádio de futebol,, Correa afirmou que a melhor maneira de comemorar o aniversário é entregar um trabalho “à altura” da Avenida Universitária. "Nunca vamos falhar com vocês. Fazemos o melhor para comemorar quatro anos de trabalho, trabalho e mais trabalho", afirmou.

Por meio do Ministério de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Miduvi), o governo legalizou terrenos doados por empresários privados e deu incentivos de moradia para permitir aos comerciantes construírem casas de 70 metros quadrados. O Estado também doou o terreno onde construiu o Centro de Alimentos Nelson Muñoz Custode, para localizar os comerciantes, que antes vendiam os seus produtos nas ruas.

"Hoje estamos planejando, tendo visão para fazer um país", disse o presidente, ressaltando obras em portos do Equador, como o Porto Bolívar, situado na região. "Eu me comprometo a vir trabalhar em Machala contra este flagelo chamado insegurança. As pessoas honestas não terão mais medo de criminosos. Nós vamos ganhar esta batalha contra a insegurança."

O líder equatoriano, reeleito nas eleições antecipadas de 2009 para mais quatro anos no poder, também renovou a promessa de aprofundar seu projeto socialista e reivindicou o feito de ter tirado o Equador do caos político. Correa destacou ser o presidente que mais durou no cargo desde 1996, quando o país entrou numa crise institucional com sete chefes de Estado em uma década – três deles derrubados por revoltas sociais. "Este quarto aniversário da revolução cidadã é histórico.”

Reforma da mídia

Outra batalha prioritária de Correa para 2011 é a reforma da mídia. Nesta semana, a base aliada ao governo na Comissão de Comunicação da Assembleia Nacional do Equador propôs a realização de uma consulta popular sobre o projeto de lei que regulamenta os meios de comunicação do país.

Caso a norma não seja aprovada no próximo mês, o governo Correa defende a ideia de levar o texto à população. A iniciativa foi divulgada pelo vice-presidente da comissão, Angel Vilema, logo após especulações sobre a possível falta da quantidade de votos necessários para a discussão do projeto dentro da Assembleia – o parlamento unicameral do país –, o que pode fazer com que a iniciativa acabe sendo arquivada.

Enquanto a discussão sobre a lei está sendo definida, o poder Executivo já começa a preparar o questionário a ser apresentado durante a consulta popular. O governo adiantou que incluirá uma pergunta sobre a propriedade dos meios de comunicação, mas não deu mais detalhes sobre o assunto.

Fonte: Patrialatina

Postagens relacionadas

Correa completa 4 anos no poder e reafirma projeto socialista
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.