17 de janeiro de 2011

Epicentro de processos de mudanças na América Latina

imagemCrédito: Patrialatina


Venezuela

Caracas, (Prensa Latina) A Venezuela joga hoje um papel importante na nova conjuntura mundial ao servir de epicentro aos processos de mudanças que têm lugar na América Latina, assegurou Aristóbulo Istúriz, primeiro vice-presidente da Assembléia Nacional (AN).

Em declarações à Prensa Latina, pouco depois do juramento prestado pelo Grupo Venezuelano ao Parlamento Latinoamericano (Parlatino) no Palácio Federal Legislativo, Istúriz ressaltou que a correlação de forças no continente já não é a mesma de alguns anos atrás.

Segundo o deputado da AN, governos como o do Equador, Bolívia e Argentina, mencionando apenas três, são produtos da vontade de seus líderes e também dos movimentos sociais.

Nesta conjuntura política de mudança e confrontação que vive a América Latina, prevalecem duas visões: de um lado, aqueles que pretendem reativar a Doutrina Monroe, de converter ao continente no quintal de fundo do novo imperialismo. De outro, aqueles que defendem o processo de libertação para levar a cabo a emancipação de nossos povos.

É nesse contexto -disse- que se instala o Parlamento Latinoamericano.

À respeito destacou o caráter profundamente democrático do ato de juramento ao comentar que os representantes ao Parlatino surgiram do voto popular e expressam a correlação de força no país. Estão presentes as diversas organizações e correntes políticas.

Na transição pela qual passa o continente latinoamericano nestes momentos, enfatizou, ou retrocedemos ao colonialismo, ao controle, à dependência, ou avançamos à soberania e independência de nossos povos.

Desde o Rio Grande até a Patagonia temos a Pátria Grande, e a integração deve estar baseada na complementariedade, na solidariedade, na fraterninade e na cooperação, esse é o modelo que impulsiona o presidente Hugo Chávez.

Fonte: Patrialatina

Postagens relacionadas

Epicentro de processos de mudanças na América Latina
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.