17 de janeiro de 2011

Esquerda se une e apoia Ollanta Humala para presidente

imagemCrédito: Patrialatina


Peru

A eleição geral no Peru seria realizada daqui a quatro meses e a esquerda vai unida na coalizão Ganha Peru, liderada pelo Partido Nacional Peruano, em apoio à candidatura presidencial do nacionalista Ollanta Humala.

Por Gonzalo Sánchez, no Tercera Información

Humala é um político e militar da reserva peruano cujas declarações e imagem são manipuladas pela mídia que se esforça para vinculá-lo com Hugo Chávez e Evo Morales com o objetivo de assustar o eleitorado com informações manipuladas sobre outros presidentes sul-americanos. Humala tem se posicionado como um antineoliberal em várias ocasiões; ele defende a integração da América Latina e quer a redação de uma nova constituição para garantir a democracia participativa, o acesso gratuito e universal à saúde e à educação e a nacionalização dos recursos naturais de seu país.

Há cinco anos ele venceu as eleições gerais no primeiro turno mas não alcançou a maioria necessária para evitar o enfrentamento com o segundo mais votado no segundo turno da eleição. Naquela ocasião, ele denunciou a gestação de uma fraude impulsionada por Alan García - atual presidente do Peru – devido a uma gravação telefônica em que García disse que faria o possível para impedir a chegada de Humala ao poder.

Dias depois, no segundo turno, o candidato do Partido Nacionalista Peruano, Ollanta Humala, perdeu a eleição 600 mil votos, obtendo contudo mais de 47% dos votos. Mais tarde, publicou-se que 1,2 milhões de votos haviam sido anulados.

Hoje, em plena campanha eleitoral, Ollanta Humala conseguiu obter o apoio da maioria do espectro político da esquerda peruana. A Unidade de Esquerda, formada pelo Partido Comunista Peruano, Partido Socialista, Partido Socialista Revolucionário, o Movimento Político Voz Socialista, o Movimento Político Lima Para Todos, dirigentes populares de diversas organizações sociais, assim como homens e mulheres independentes, de esquerda, além de várias organizações do movimento indígena, tornaram público seu apoio ao candidato de Ganha Peru, a coalizão criada pelo Partido Nacionalista Peruano, Ollanta Humala.

Fonte: Patrialatina

Postagens relacionadas

Esquerda se une e apoia Ollanta Humala para presidente
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.