8 de fevereiro de 2012

Intervenção Militar Imperialista no Oriente Médio Ameaça a Paz Mundial

imagem
Crédito: PC Chile
PARTIDO COMUNISTA DO CHILE

COMITÊ CENTRAL

DECLARAÇÃO

INTERVENÇÃO MILITAR IMPERIALISTA NO ORIENTE MÉDIO AMEAÇA A PAZ MUNDIAL


A ofensiva imperialista dos Estados Unidos e das potências também imperiais da União Europeia sobre a Síria e o Irã, está criando uma situação que ameaça desembocar numa agressão militar contra ambos os países.

A última guerra impulsionada pelos EUA e a OTAN na Líbia causou milhares de mortos e uma brutal destruição do país. O evidente objetivo do novo colonialismo norte-americano e europeu foi apoderar-se dos recursos naturais desse país e impor seu suposto direito de dominação no mundo.

Com objetivos similares, os Estados Unidos e seus colaboradores estão alocando tropas no Golfo Pérsico e nas proximidades da Síria. A agressão norte-americana e da OTAN já conduz ao início de uma guerra civil na Síria, que dá bases para uma agressão militar como a realizada na Líbia.

A isso se somam ações terroristas, como os assassinatos de cientistas iranianos e atentados no interior desse país. Neste caso, é a afirmação de que o Irã pretende construir bombas nucleares o que justifica tais ações. Sabe-se o que custou ao povo do Iraque a invasão de seu país, tendo como base informações falsas. Sabe-se, também, que o único Estado possuidor de armamento nuclear no Oriente Médio é Israel, adito ao poder imperial. A implantação de ações militares no Irã é um projeto já anunciado pelos chefes militares e políticos norte-americanos.

Devemos rechaçar o caminho da guerra e criar as condições para que se abra espaço para uma política de paz e colaboração internacional, que permita aos cidadãos sírios e iranianos decidirem seu próprio destino. A democracia não será alcançada, como afirmam os promotores destas políticas, com bombardeios, morte e destruição.

A agressão imperial em curso deve ser contida. É um assunto de todos os povos e ainda mais urgente em nossa América Latina. A persistente investida contra países latino-americanos que desenvolvem políticas independentes aos ditames imperiais, leva a crer que o império poderia expressar-se também em nosso continente com agressões semelhantes a que está em curso no Oriente Médio. Caso sejam impostas estas políticas de dominação extrema, o mundo inteiro será ameaçado.

Propomos ao Governo do Chile contribuir com um caminho que suspenda as sanções contra a Síria e o Irã, ponha fim à ingerência nos assuntos internos desses países, renuncie à participação numa guerra contra eles e abra espaços para ações que objetivem uma saída pacífica, efetivamente, garantindo a autodeterminação de seus povos.


PARTIDO COMUNISTA DO CHILE

Santiago do Chile, 1º de fevereiro de 2012

Tradução: Maria Fernanda M. Scelza (PCB)

Postagens relacionadas

Intervenção Militar Imperialista no Oriente Médio Ameaça a Paz Mundial
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.