11 de junho de 2013

Dilma vai as compras em Portugal

O Olhar Comunista inicia a semana comentando a visita de Dilma Rousseff a Portugal: a presidente, em típica posição de "caixeira viajante" inaugurada por seu antecessor, tem como "tarefa" de sua viagem garantir a participação de empresas brasileiras nas privatizações portuguesas.

Na programação oficial, que se limitou a esta segunda-feira, o motivo oficial da viagem foi "participar do encerramento do Ano do Brasil em Portugal". Dilma, no entanto, não divulgou participação em nenhuma das várias atividades do evento.

Na verdade, a viagem serviu para firmar acordos educacionais (a desculpa oficial) e, no verdadeiro motivo, para "cavar" a participação de empresas do Brasil na privatização de companhias portuguesas. Entre as empresas que Dilma pretende captar para o empresariado brasileiro estão a companhia aérea TAP, os correios e companhias de distribuição de água.

Questionado por jornalistas brasileiros, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou que o BNDES poderia financiar as aquisições por parte das empresas brasileiras. "Nós vamos assistir, nós vamos tentar ajudar. Mas primeiro tem que haver manifestação de interesse por parte das empresas. A partir daí o BNDES oferece ajuda", afirmou.

Do Brasil, o Olhar Comunista se solidariza com os trabalhadores portugueses em sua luta contra a privatização de tais empresas. Como o PCB denuncia desde o seu XIII Congresso, em 2005, de "progressista" o PT e seu governo nada tem - quando age em contraposição aos EUA é apenas em benefício de uma burguesia brasileira em busca de novos mercados. Os portugueses começarão a confirmar isso, da pior maneira...

Postagens relacionadas

Dilma vai as compras em Portugal
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.