25 de maio de 2012

OTAN, AMEAÇA À PAZ MUNDIAL

Comunicado do Gabinete de Imprensa do PCP

Ameaça à paz mundial!

Segunda 21 de Maio de 2012

Por iniciativa do PCP, Partidos Comunistas e Operários de todos os continentes tornaram pública uma posição comum que alerta para os grandes perigos que a OTAN representa para a paz e em que se apela ao desenvolvimento da luta pela paz, contra a corrida aos armamentos, pelo fim das agressões e ingerências do imperialismo e pela dissolução da OTAN.

Numa situação internacional marcada pela agudização da crise do capitalismo e pela violenta ofensiva imperialista contra as conquistas e direitos dos trabalhadores e dos povos, realiza-se a 20 e 21 de Maio em Chicago, nos EUA, a Cimeira da OTAN.

No quadro do aprofundamento da crise do capitalismo, o imperialismo lança-se numa escalada militarista e intervencionista.

Depois de ter renovado o seu conceito estratégico em 2010, que representou um novo e perigoso salto qualitativo na sua ambição intervencionista – de que a agressão à Líbia foi exemplo –, os EUA e a OTAN, que tem a UE como seu pilar europeu, procuram alargar as suas zonas de influência, promovem a corrida aos armamentos e as despesas militares, o investimento em novas armas e a sua rede mundial de bases militares.

O imperialismo militariza as relações internacionais, prossegue a ocupação, lança ameaças de agressão, promove conspirações e manobras de ingerência contra países de todos os continentes e através de uma escalada armamentista permanente, viola os acordos internacionais de desarmamento existentes. Os princípios da Carta da ONU são postos em causa, acentua-se a instrumentalização da ONU para dar cobertura à violência imperialista. O processo de destruição do Direito Internacional resultante da derrota do nazi fascismo na Segunda Guerra Mundial abre as portas aos propósitos imperialistas de controlar recursos e de dominar o planeta no plano militar e geo-estratégico.

A NATO como principal instrumento do imperialismo no seu objectivo de domínio mundial, constituí uma enorme ameaça à paz e à segurança mundiais.

Mas, como a realidade está a comprovar, a resposta de força do imperialismo à crise do capitalismo confronta-se com a luta progressista e revolucionária dos povos que, em vários pontos do mundo, tomam nas suas mãos a defesa dos seus direitos e da soberania e independência dos seus países, resistindo das mais variadas formas e impondo revezes à estratégia de dominação imperialista.

Reafirmando o seu empenhamento na luta pela paz, pelo direito de cada povo a decidir livremente do seu destino, pelo progresso social e o Socialismo, os Partidos Comunistas e Operários signatários desta declaração:

- Exigem a retirada imediata de todas as tropas estrangeiras do Afeganistão, assim como de todas as outras intervenções imperialistas no Mundo.

- Rejeitam a escalada de guerra no Médio Oriente, nomeadamente contra a Síria e o Irão.

- Exigem a dissolução da OTAN e apoiam o direito soberano dos povos de decidir da desvinculação dos seus países desta aliança agressiva.

- Rejeitam a instalação do novo sistema antimíssil dos EUA e da OTAN na Europa e reclamam o fim das bases militares estrangeiras.

- Exigem o fim da corrida aos armamentos, o desarmamento nuclear começando pelas maiores potências nucleares do Mundo – como os EUA - e a completa destruição das armas químicas e biológicas.

- Expressam a sua solidariedade aos povos que resistem às ocupações, agressões e ingerências do imperialismo, nomeadamente no Médio Oriente, na Ásia, na América Latina e em África.

Partidos signatários do Apelo Comum de Partidos Comunistas e Operários

Partido Comunista Sul Africano

Partido Comunista da Argentina

Partido Comunista Azerbaijão

Partido Comunista da Austrália

Partido do Trabalho da Bélgica

Partido Comunista da Bielorússia

Partido Comunista Brasileiro

Partido Comunista do Brasil

Partido Comunista de Espanha

Partido Comunista dos Povos de Espanha

Partido Comunista dos EUA

Partido Comunista da Finlândia

Partido Comunista Francês

Partido Comunista Unificado da Geórgia

Partido Comunista da Grécia

Novo Partido Comunista da Holanda

Partido do Povo do Irão

Partido Comunista da Índia

Partido Comunista da Índia (Marxista)

Partido Comunista da Irlanda

Partido dos Trabalhadores da Irlanda

Partido dos Comunistas Italianos

Partido Comunista Libanês

Partido Comunista Luxemburguês

Partido Comunista de Malta

Partido Comunista de México

Partido Comunista Palestiniano

Partido Comunista Peruano

Partido Comunista da Polónia

Partido Comunista Português

Partido Comunista Britânico

Partido Comunista da Boémia e Morávia

Partido Comunista da Federação Russa

PC Operário Russo – Partido dos Comunistas Revolucionário

Partido Comunista Sírio (Unificado)

Partido Comunista da Ucrânia

Postagens relacionadas

OTAN, AMEAÇA À PAZ MUNDIAL
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.