11 de janeiro de 2010

Janeiro de 1918: nasce o Partido Comunista Argentino


O Partido de Fidel, Ho Chi Minh e Lenin

No dia 6 de janeiro de 1918, um grupo de jovens fundava o Partido Socialista Internacionalista, mais tarde Partido Comunista. Inspirados na Revolução Russa e insatisfeitos com o reformismo do Partido Socialista, criavam uma ferramenta política para transformações profundas e revolucionárias em nosso país.

Perseguido, posto na ilegalidade, clandestino, o Partido Comunista e sua militância - com equívocos, erros, vitórias e muita abnegação - atua na vida nacional de muitas formas, que vão da criação e consolidação de organizações sociais e populares (sindicatos, movimentos culturais e de bairros, organizações estudantis, organismos de direitos humanos, de solidariedade nacional e internacional, entre outros) até a difusão de uma cultura marxista no cotidiano social e político da Argentina.

Fundamos a Liga Argentina pelos Direitos do Homem (a mesma que, hoje, tem papel fundamental na condenação dos genocidas da ditadura militar), participamos de numerosas revoltas populares, lutamos contra a onda privatizante da década de 1990, marchamos em defesa das minorias e pela diversidade sexual, defendemos as causas ambientais. Estivemos e estamos, enfim, nas grandes lutas que se travam neste país.

Centenas de comunistas aparecem nas sombrias listas de assassinados em todos esses anos (durante a ditadura civil-militar que terminou nos anos 1980, mais de 150 comunistas figuram entre os presos que desapareceram). Milhares foram presos e outros tantos obrigados a exilar-se. Incontáveis militantes foram perseguidos e perderam seus empregos.

Homens e mulheres de enorme valor passram por nossas fileiras. Antonio Berni, Juan Carlos Castagnino, Carlos Alonso, Cesar López Claro, Mercedes Sosa, Atahualpa Yupanqui, Hamlet Lima Quintana, Raúl González Tuñon, Héctor Agosti, Armando Tejada Gómez, Floreal "el Negrito" Avellaneda, Marcelo Feito ("o tenente Rodolfo" em El Salvador), Antonio Alac, Juan Ingalinella, Danilo Nadalutti, Tito Messiez, Graciela Acosta e centenas de militantes anônimos deram o melhor de suas vidas para construir uma sociedade justa e democrática: o socialismo.

No projeto político do Partido Comunista Argentino ocupa lugar destacado a questão da unidade dos que lutam e resistem, com profundidade e amplitude, para construir um poder popular alternativo, que conduza à segunda e definitiva independência de nossa pátria. Lutamos por um futuro em que ninguém seja discriminado. Celebramos nosso aniversário com a certeza de que a contribuição que trouxemos e continuamos trazendo está densamente permeada de um profundo sentimento patriótico, anti-imperialista, popular, democrático e revolucionário.

Saudações, companheiras e companheiros !

Tradução: Jacques Gruman

Postagens relacionadas

Janeiro de 1918: nasce o Partido Comunista Argentino
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Por favor inscreva-se para receber as ultimas postagens no e-mail.